11 de janeiro de 2011

Post Novo - Homenagem a Cássia Eller


Após ouvir uma dos clássicos do rock internacional Smells Like Teen Spirit na voz de uma das maiores cantoras do Brasil, Cássia Eller, me veio a ideia de um novo post para o “Canções”.




Cássia Rejane Ellen nascida em 10 de dezembro de 1962 na cidade do Rio de Janeiro, cujo nome foi dado por sua avó que era devota de Santa Rita de Cássia, ganhou seu primeiro violão quando tinha 14 anos tendo como principal influencia musical os Beatles e a partir daí não parou mais. Cássia, que já cantou em corais e trabalhou desde cantora de ópera a servente de obras passando por garçonete e cozinheira, começou sua carreira profissional em 1989 [neste ano eu estava nascendo] quando saiu de Brasília e partiu rumo à Sampa onde gravou uma fita demo (termologia para gravações de demonstração feitas de forma amadora) onde uma das músicas cantada por ela, era nada mais nada menos que “Por Enquanto” de Renato Russo. Através desta gravação ela assinou um contrato com a então gravadora Polygram e lançou seu primeiro disco em 1990.
Ai sua vida profissional como Cássia Eller começara, com muito êxtase e envolvida em polêmicas, o que nem de perto abalou a carreira desta brilhante cantora, que particularmente embalou minha adolescência com a explosão de “Malandragem”, a linha melódica de “O Segundo Sol” e a sonoridade dos violões de “All Star”.
Polemicas a parte aos 39 anos a cantora que tinha o sonho de ser cantora de ópera e era dita como “herdeira” de Cazuza e Renato Russo, faleceu às 19:05 do dia 29 de dezembro de 2001 [me lembro como se fosse a pouco tempo, todos os telejornais notificando a morte da maior cantora pop do Brasil] depois de três paradas cardíacas provocadas por uma overdose de diversos tipos de drogas e a ingestão de muitos medicamentos, sendo eles acima do nível tolerável.
No entanto, até hoje seu nome é lembrado assim como suas músicas que ainda estão na boca do povo. Segue então uma dos maiores sucessos de Cássia Eller:

Fonte: Folha Online e Veja Online




Nenhum comentário:

Postar um comentário